A PRÁTICA DA LEI DE AMOR LIBERTA

 

@refletindoapaz
ORE CONOSCO

Ore Conosco, querida irmã e querido irmão.

Jesus Cristo nos ensinou e continua nos ensinando o que devemos fazer para nos libertarmos das leis que nos escravizam. Ele veio a esse mundo, para nos ensinar na prática os princípios da Lei de Amor. 

Nos disse (e nos diz em todos os dias das nossas vidas) por meio das Palavras e das Ações, o que precisamos fazer para nos libertarmos das leis que nos submetem às más inclinações. Leis que nos distanciam dos nossos propósitos (da nossa missão maior). 

Sabemos que a nossa missão nesse mundo terreno, é nos tornarmos pessoas melhores. Essa é a nossa Missão! 

É nesse sentido, que Jesus, o nosso Mestre Divino, nos indica o caminho, a verdade e a vida. Caminho construído com alicerces de Amor. 

Ele nos fala todos os dias: A prática da Lei de Amor liberta o nosso Ser. Liberta a nossa alma. Ele sempre nos lembra, que somos seres humanos com uma alma que habita em nós. 

A nossa alma, (que habita o nosso corpo) está nesse mundo para se libertar, rumo à uma vida de luz. Isso quer dizer, que estamos aqui e agora, para nos livrarmos de tudo que por ventura fizemos, e, que não permite efetuarmos a nossa missão. 

Cada um de nós sabe, o que tem que melhorar. Se você ainda não sabe, faça uma autoavaliação, e assim, encontrará a resposta que deseja. 

Hoje, sabemos que a Lei de Amor nos liberta. Mas, sempre é bom lembrar, que antes dos mandamentos da Lei de Deus, nós vivíamos em pecado no estado inconsciente. A partir da referida Lei, tomamos consciência dos pecados, pois a mesma foi orientada com base nas nossas atitudes terrenas. Assim, tivemos a oportunidade de saber como não praticar as condutas que nos aprisionam. 

É importante recorrer aos Mandamentos da Lei de Deus, é assim, saberemos quais são os pecados. 

  1. Amar a Deus sobre todas as coisas – não terás outros deuses diante de mim.
  2. Não tomar seu santo nome em vão.
  3. Guardar os domingos e festas.
  4. Honrar pai e mãe.
  5. Não matar.
  6. Não pecar contra a castidade. Guardar castidade nas palavras e nas obras.
  7. Não furtar.
  8. Não levantar falso testemunho.
  9. Não cobiçar a mulher do próximo. Guardar castidade nos pensamentos e nos desejos.
  10. Não cobiçar as coisas alheias. 

Todos nós conhecemos esses mandamentos. Não é mesmo? 

No entanto, sucumbimos às nossas crenças limitantes (ideias limitadas), porque não os cumprimos. Nós os ignoramos.

 

E o mandamento que era para vida, achei eu que me era para morte. Porque o pecado, tomando ocasião pelo mandamento, me enganou, e por ele me matou. E assim a lei é santa, e o mandamento santo, justo e bom. Romanos 7:10-12 

Aqui Paulo fala sobre a nossa luta intensa de reforma íntima que nós precisamos perseverar, considerando que os vícios nos ludibriam quando estamos com pouca fé, por exemplo. 

Se estamos sem vontade e sem força para persistir, não conseguimos realizar as mudanças necessárias, porque sucumbimos às más inclinações, condutas viciantes, envolvidas em fluídos de orgulho, de inveja, de egoísmo, de vaidade, de ciúme, etc. 

Aprendemos, a partir da Lei Divina, o que é certo e o que é errado. Mas, como geralmente nos aproximamos das energias ruins, ficamos escravos dos vícios. 

O pecado que habita em mim, que habita em nós, nos domina, quando não determinamos o nosso agir, conforme a Lei (conforme os mandamentos da Lei de Deus). 

Nesse caso, é o orgulho que nos move, é a soberba que nos direciona, é a vaidade que nos entusiasma, e, assim, vamos aumentando a mórbida cegueira. Cegos e cegas não conseguimos ler a Lei Divina, e sem conhece-la nos afundamos no abismo. 

Até, decoramos... Falamos de cor, todas sem errar, na teoria. Mas não a praticamos. Conhecemos a Lei Divina, mas não compreendemos. É na prática, que de fato aprendemos. 

É isso mesmo, queridas irmãs e queridos irmãos. Somos conhecedores da Lei, mas continuamos cegos, porque sabemos que o que praticamos não é bom. Sabemos, porque temos consciência das consequências. Jesus Cristo, veio e nos ensinou. Tornando a Lei mais clara, com base nos princípios do Amor. 

Aprendemos com Jesus Cristo, que esse saber, está escrito em nosso Ser. Lá no fundo, bem no fundo da nossa alma. Conhecemos sim, a Lei. Mas, a ignoramos. E, desse modo não nos apropriamos da mesma. Que pena! 

É por isso, que Paulo falou aos Romanos 7:20

 

Ora, se eu faço o que não quero, já o não faço eu, mas o pecado que habita em mim. 

Se faço o que eu não quero, é porque já sei o que não devo fazer, mas, se ainda faço, é porque tenho algo em mim, que me impede de não fazer. 

Esse é o desafio de me tornar uma pessoa melhor. A minha consciência, me instiga a perceber o que devo ou não fazer, mas o pecado que ainda reside em mim, me escraviza, e, me provoca a cair em tentação. 

Sabe, queridas irmãs e queridos irmãos, tudo isso, é porque ainda nos submetemos à ele (ao pecado / às más condutas). 

Você já parou pra pensar sobre isso? 

Quando queremos fazer o bem, é porque de fato desejamos o bem. Mas se o mal (que é a ausência do bem) ainda reside em nós, esmorecemos, porque nos falta força de vontade. 

As más condutas, deterioram a nossa força de vontade. 

Mas sabemos, conforme a Palavra Divina, que querer é poder. Quando nos conectamos com a força de vontade, com a coragem e a perseverança, podemos nos conectar com o Bem Maior, com o Divino. Só assim, conseguimos nos livrar dos pecados que insistem em permanecer em nós. 

Mas é importante rememorarmos a passagem do Evangelho de Mateus 22: 34-40, quando nos fala:

E os fariseus, ouvindo que ele fizera emudecer os saduceus, reuniram-se no mesmo lugar.

 

E um deles, doutor da lei, interrogou-o para o experimentar, dizendo: Mestre, qual é o grande mandamento na lei?

 

E Jesus disse-lhe: Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento.

 

Este é o primeiro e grande mandamento.

 

E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo.

 

Destes dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas. 

Como podemos ver, queridas irmãs e queridos irmãos, temos muito a aprender, mas, precisamos aprender a aprender na prática. 

Por isso, é muito importante pedir ao Pai dos Céus e ao nosso Mestre Divino Jesus Cristo, que tenhamos força de vontade para revermos os nossos pensamentos e sentimentos, tendo em vista que eles afetam as nossas palavras e ações e vice-versa. 

Deus nossa poderosa Luz ajude-nos a cuidar do que pensamos, a redirecionar as nossas condutas. 

Então, repitam comigo: _ Quero aprender a enxergar o caminho da Luz.  Quero distinguir melhor o que devo fazer para ser uma pessoa do bem. Quero extinguir todo o mal da minha vida. Me libertar das amarras que me impedem de praticar a Lei de Amor, ensinada por Jesus Cristo. 

Quero, meu bondoso Deus, praticar o bem. Regenerar o meu olhar, e, assim, como numa lente de aumento quero enxergar com olhos ver. 

Quero e vou praticar a Lei de Amor... Eu te amo meu bondosos Pai dos Céus. Te glorifico, agradeço pela vida, agradeço pelas experiências vividas. 

ASSISTA AO VÍDEO CLICANDO AQUI!

Que assim seja!
Amém.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ATIVIDADE 5.1 – DINÂMICA DA MISERICÓRDIA

REFLEXÕES DIÁRIAS 2022: DOZE CONSTATAÇÕES EVOLUTIVAS de Joana de Ângelis

ATIVIDADE 9.1 – DINÂMICA DA ALEGRIA