ESCOLHA A PORTA ESTREITA

 

Assista ao vídeo 


ORE CONOSCO
DIA 71
VAMOS ESCOLHER A PORTA ESTREITA?

Orem conosco queridas irmãs e queridos irmãos!

Nesse momento sublime de oração, vamos elevar os nossos pensamentos, agradecer e louvar a Deus pelas experiências vividas.
 
É importante também, colocar um copo de água em cima da bíblia ou de algum livro sagrado da nossa preferência, para que após a oração possamos tomar a água e nos fortalecermos espiritualmente.
 
Hoje a nossa oração se baseia no ensinamento de Jesus Cristo, quando Ele nos fala para escolhermos a porta estreita.

O que Jesus nos fala sobre a porta estreita?
 
“Entrai pela porta estreita, porque a larga é a porta da perdição e espaçoso o caminho que a ela conduz, e muitos são os que por ela entram. _ Quão pequena é a porta da vida! Quão apertado é o caminho que a ela conduz! E quão poucos a encontram!” (S. Mateus 7: 13-14)
 
Mas, por que devemos escolher a porta estreita?
 
Essa é uma pergunta recorrente, porque em nosso entendimento embrionário ficamos pensando que a evolução espiritual é dolorosa. Parece-nos que Jesus está nos dizendo para entrar pela porta das dores. E, muitas pessoas acreditam piamente nisso.
 
O fato de o nosso entendimento nos remeter à dor, nos esquivamos da porta estreita e do caminho apertado.
 
Quando nos aprofundamos sobre os ensinamentos de Jesus que constam em S. Mateus 7:13-14, destacado anteriormente, num processo dialógico com as orientações que constam no Evangelho Segundo o Espiritismo, no cap. XVIII, item 5, é preciso que compreendamos o sentido dessas palavras, procurando analisar o mundo em que vivemos.
 
Sendo a terra um mundo de provas e expiações, passando por um período de transição, rumo ao mundo em regeneração (provas e regeneração), ainda predomina nesse planeta um estado de maldade, porque estamos conectados com energias de baixa vibração. Energias produzidas pelas práticas das más tendências.
 
Se temos um número grande de pessoas que ainda não se humanizaram, porque permanecem embriagadas nas más tendências, temos então, uma multidão nessa situação, evidenciando uma “porta larga”.
 
Como Jesus orientava sobre as questões espirituais por meio de parábolas, exemplificando com situações da vida real das pessoas daquela época, dizer que a “porta larga” é a porta da perdição, Ele procurou evidenciar que a referida porta representa a multidão que ainda caminha nas trevas do egoísmo, do orgulho, do ciúme, as soberba, da vaidade, do rancor, da vingança, do ódio, etc.
 
E, por ainda estarmos cegas e cegos, surdas e surdos em relação aos ensinamentos Divinos, quando vemos as mórbidas facilidades atraindo a multidão, somos também atraídas e atraídos.
 
Por essa porta larga ainda passam um imenso número de pessoas que se comprazem nas alegrias materiais. E, é justamente aí que estão os desafios das provações terrenas que não conseguimos perceber, por causa da nossa cegueira e da nossa surdez. Desse modo caímos na tentação de escolher justamente a porta larga.
 
No entanto, pela porta estreita, onde ainda há um número menor de pessoas, podemos encontrar a Paz que tanto buscamos.

Muitas pessoas buscam a Paz, mas, ainda há um número menor (em relação a porta larga) de pessoas procurando viver os ensinamentos de Jesus. 

E como é um número ainda pequeno, aos nossos olhos, onde têm poucas pessoas não deve ser muito bom.
 
Porém, ao contrário do que vemos e pensamos, porque a nossa consciência ainda está adormecida, é, nessa porta, onde se cultiva as virtudes que encontraremos a verdadeira felicidade.
 
No item 5 do cap. XVIII do Evangelho Segundo o Espiritismo, que mencionamos anteriormente, destaca-se que:
 
“Tal é o estado atual da humanidade terrena, porque sendo a terra um mundo de expiação, nela predomina o mal. Quando se achar transformada, a estrada do bem, será a mais frequentada”.
 
Quanto mais pessoas se humanizarem, mais pessoas conseguirão adentrar a porta estreita, e, assim, no processo de evolução espiritual, essa porta que hoje é estreita, porque ainda somos poucos na obra Divina, se tornará a porta larga, porque haverá uma multidão de pessoas, de almas em ascensão, por terem praticado a Lei de Amor.
 
E, aquela porta que antes era larga, se fechará, porque nesse mundo só permanecerão quem estiver com as energias compatíveis com o mundo em regeneração. 

Compatíveis com as energias dessa porta da salvação.

Nessa porta adentram as  Energias do bem.
 
As pessoas que optam pela porta das mórbidas energias (mórbidas alegrias), serão encaminhadas para os mundos compatíveis com as suas energias.

 
Que possamos nesse momento atual, onde a porta larga ainda está sendo muito frequentada, nos esforçarmos para o caminho da porta estreita, vencendo todos os desafios (provações) que insistem em nos atrapalhar nessa escolha.
 
Que possamos persistir com paciência e disciplina, no caminho da luz, praticando as virtudes.
 
Que tenhamos força, fé e coragem para vivermos os desafios necessários rumo a porta estreita, rumo a nossa evolução espiritual.
 
Sabemos que precisamos escolher a porta estreita com urgência, porque essa é a porta da salvação. Ajude-nos Pai que está nos céus, a escolher a porta estreita.
 
Queremos viver a experiência que essa porta nos proporciona. Ajude-nos a ajudar outras pessoas, de modo que aos poucos possamos aumentar as almas engajadas nesse caminho de luz.
 
Que possamos fazer parte desse grupo que busca a porta estreita, e, em breve seremos muitas pessoas nessa jornada, e, a referida porta será a maior de todas. Será a porta larga com almas em ascensão.
 
Aqui estamos Senhor, ao seu inteiro dispor para vivermos as experiências do bem. Colocamo-nos à disposição para o Bem Maior.
 
Que assim seja!
Por DivinaInspiração
Em nome de Jesus Cristo
Ana Maria Louzada

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ATIVIDADE 5.1 – DINÂMICA DA MISERICÓRDIA

REFLEXÕES DIÁRIAS 2022: DOZE CONSTATAÇÕES EVOLUTIVAS de Joana de Ângelis

ATIVIDADE 9.1 – DINÂMICA DA ALEGRIA