A FÉ E A CARIDADE


AÇÃO: ORE CONOSCO
Oração Diária
DIA 5

Fortaleça a nossa fé e encoraja-nos a praticar a caridade

Olá! Tudo Bem?
Hoje a nossa oração tem como propósito refletir sobre o tema “Fortaleça a nossa fé e encoraja-nos a praticar a caridade”.

Meu bondoso Pai do Céu Deus amigo e misericordioso, em primeiro lugar GRATIDÃO pela Vida.

Nosso Mestre Divino Jesus Cristo, que cuida do nosso Planeta Terreno, agradecemos pelos ensinamentos que nos são proporcionados todos os dias.

Estamos aqui hoje, para orar e aprofundar sobre a importância do fortalecimento da nossa fé, e, sobre a necessidade de termos coragem de praticar a caridade.

Entre e Conheça!

Temos aprendido que Fora da Caridade não há Salvação, e, que sem Fé comprometemos nossas ações de Caridade.

Isso porque, a fé e a caridade constituem princípios básicos da Lei de Amor: Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a ti mesmo.

Precisamos crer em Deus para amá-LO. Necessitamos conhecer Deus para segui-LO. Isso é uma questão de Fé.

Essa fé está dentro do nosso coração. Mas, precisa ser colocada em prática. Quando conhecemos a Palavra Divina, ascendemos a Fé que nos impulsiona cada vez mais à ação de Caridade. A prática de amar a todos indistintamente.

Estamos falando de uma fé que transporta montanhas, que cura, enfim, que promove a nossa Salvação.

Ele respondeu: "Porque a fé que vocês têm é pequena. Eu asseguro que, se vocês tiverem fé do tamanho de um grão de mostarda, poderão dizer a este monte: 'Vá daqui para lá', e ele irá. Nada será impossível para vocês. Mateus 17:20

O PODER DA FÉ

Você já parou pra refletir sobre o poder da fé?

A fé nos instiga à perseverança e à coragem, ambas são sublimes virtudes, filhas do Amor. E o Amor é uma energia que nos ajuda vencer os desafios cotidianos.

Quando temos pouca fé, duvidamos da misericórdia de Deus, vacilamos em nossos propósitos, e, assim, abrimos brechas para os maus pensamentos, que por sua vez atraem energias perversas que se aproveitam de nós (da nossa pouca fé). Desse modo, esmorecemos, isto é, desistimos de vencer porque não acreditamos na vitória.

A fé robusta confere a perseverança, a energia e os recursos necessários para a vitória sobre os obstáculos, tanto nas pequenas quanto nas grandes coisas. A fé vacilante produz a incerteza, a hesitação, de que se aproveitam os adversários que devemos combater; ela nem sequer procura os meios de vencer, porque não crê na possibilidade de vitória.[1] 


A FÉ VERDADEIRA É SEMPRE CALMA

A fé verdadeira é sempre calma. Confere a paciência que sabe esperar, porque estando apoiada na inteligência e na compreensão das coisas, tem a certeza de chegar ao fim.[2] 

Você sabia que a verdadeira fé acalma o nosso Ser?

Sabe por quê?

Porque a fé nos dá a graça da paciência. Estamos falando da paciência que espera com resignação, que aguarda com sabedoria.

Isso quer dizer que a paciência resignada é sábia. Quando cultivamos essa paciência pela fé em Deus, não deixamos para depois o que devemos fazer agora.

Nos empenhamos em fazer o bem sem olhar a quem, em fazer pelos outros o que gostaríamos que fizessem conosco, sempre no intuito de promovermos a caridade. Assim com fé vamos ajudando o próximo, enquanto esperamos com paciência as vitórias que virão.

A VERDADEIRA FÉ SE ALIA À HUMILDADE

A verdadeira fé se alia à humildade. Aquele que a possui deposita a sua confiança em Deus, mais do que em si mesmo, pois sabe que, simples instrumento da vontade de Deus, nada pode sem Ele.[3] 

Só alcançaremos vitórias, quando cultivamos a fé e a caridade com paciência e humildade.

É nesse sentido, que a verdadeira fé se une à humildade, tendo em vista que um coração humilde confia em Deus. Sabe que Ele nos ouve, e que espera de nós a vontade de melhorar. É essa vontade imbuída pela fé que nos cura de todos os males.

Pois bem, sabendo que o verdadeiro cristão é o que pratica a caridade, e aprendendo que quem a pratica é discípulos de Jesus Cristo, vale destacar que essa sublime ação deve ser vivenciada por todas as pessoas independente do culto (religião) a que pertençam.

Estamos aprendendo que a caridade sem a fé em Ti Senhor, não é suficiente para a nossa salvação.

Por isso, rogamos ao Senhor, Pai do Céu, Deus Bondoso, livre-nos da falta de fé. Liberte-nos da fé que produz a caridade interesseira.

Pai Misericordioso, encoraja-nos a viver a caridade amorosa e inclusiva. Dai-nos força para cultivarmos a caridade generosa. Que possamos praticá-la com abnegação e compaixão. Sempre com foco no sacrifício dos interesses egoístas.

Jesus Cristo, nosso Mestre Divino, ajude-nos a colocar em prática os seus ensinamentos, pois compartilhamos da ideia de que a fé é nossa grande e infalível virtude inspiradora, porque sem a sua motivação, não suportaríamos carregar com coragem e perseverança a cruz desta vida, isto é, os desafios e as provações que vivenciamos todos os dias. 
  • Ajude-nos a praticar a caridade, sempre ancorados na fé em Deus.
  • A caridade ancorada na fé constitui um caminho para a nossa emancipação espiritual.
  • Venceremos, se exercitarmos a caridade sustentados pela fé!
  • Que ascenda em nossos corações a centelha da fé e da caridade.
Que assim seja!




Por Inspiração Divina
Deus  Misericordioso: Amor, Gratidão, Alegria e Paz

[1] Evangelho Segundo o Espiritismo, Cap. XIX, p.369.
[2] Idem p. 371
[3] Idem p. 371

#oração #oraçãodiária #amoraopróximo #caridademoral #projetoluz #refletindoapaz #inspiraçãodivina #oreconosco

GRATIDÃO PELA VISITA!


Encontre-nos no Facebook... @projetoluz9

Siga-nos no Instagran: @refletindoapaz

Acompanhe-nos no Canal do Projeto Luz


CONTATOS

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ATIVIDADE 5.1 – DINÂMICA DA MISERICÓRDIA

ATIVIDADE 1.1 - CANTEIRO DO PERDÃO: DINÂMICA DA PEDRA (2)

REFLEXÕES DIÁRIAS 2022: DOZE CONSTATAÇÕES EVOLUTIVAS de Joana de Ângelis