A PUREZA DE CORAÇÃO

CLIQUE  AQUI  E  ASSISTA  AO  VÍDEO

Jesus chamou para junto de si a multidão e disse: "Ouçam e entendam. O que entra pela boca não torna o homem impuro; mas o que sai de sua boca, isto o torna impuro". (Mateus 15:10-11)

Veja que Jesus profere sábias palavras, demonstrando por meio das mesmas, ensinamentos que são importantes, se desejamos nos constituir com a pureza de coração. Palavras ditas com simplicidade, clareza e profundidade.

Simplicidade quando Jesus toma como exemplo, o sentido do alimento que ingerimos, para explicar sobre as palavras e atitudes que machucam. 

Se reportou a questão da alimentação, cujo foco é saciar o corpo físico, destacando a ideia do que entra pela boca

As pessoas naquela época (e, ainda hoje) estavam preocupadas com as aparências, pois faziam jejum, deixando de comer determinados alimentos, na intenção de purificação. 

Para Jesus, não é o que entra pela boca, que vai nos tornar pessoas melhores, mas, o que sai dessa mesma boca. 

E, assim, chama atenção para a alimentação da alma, salientando que as coisas boas que saem da nossa boca, revelam um coração puro, e, as malévolas explicitam as más tendências.

Clareza quando enfatiza que o alimento entra pela boca para cumprir uma função, que é nos alimentar, de modo, que, o que não é necessário para o nosso corpo físico logo é expelido. 

*A natureza Divina é sabia. Permite que o que não serve para o nosso corpo, seja defecado. 

Nessa lógica, os alimentos saudáveis, devem ser os preferidos, porque ajudam na manutenção da nossa saúde. Por isso, Ele explica, que as palavras que saem dessa mesma boca, têm implicações em nosso corpo espiritual. 

Quando são bondosas, evidenciam pureza de coração, e, quando são danosas, demonstram imperfeição do nosso ser. Outras vezes, quando são ditas apenas da boca para fora, enganam.

Profundidade, quando justamente fala com simplicidade e clareza, nos ensinando, que, o que sai da nossa boca, tem uma intenção. Essa intenção brota no nosso coração. Jesus nos orienta, que são as coisas que brotam do coração que tornam o homem impuro.

Jesus nos ensina que o que falamos vem dos nossos pensamentos e sentimentos.

_________

Ana Maria Louzada

*Que possamos nos constituir pessoas simples, claras e profundas na prática do bem.





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ATIVIDADE 5.1 – DINÂMICA DA MISERICÓRDIA

REFLEXÕES DIÁRIAS 2022: DOZE CONSTATAÇÕES EVOLUTIVAS de Joana de Ângelis

ATIVIDADE 9.1 – DINÂMICA DA ALEGRIA