Inspirando o Perdão e Expirando a Mágoa

CLIQUE AQUI E ASSISTA AO VÍDEO


SÉRIE MEDITAÇÃO: Inspirando o Perdão e Expirando a Mágoa
SINTONIA COM BOAS ENERGIAS
PROJETO LUZ / Refletindo a Paz

Na série meditação estamos refletindo sobre a importância de cuidarmos dos pensamentos, dos sentimentos, das palavras e das ações.

Considerando esse propósito, hoje a nossa meditação tem como foco o cultivo do perdão.

Vamos refletir sobre a importância de perdoar quando houver desacordos, mas principalmente de exercitar a prática de não magoar as pessoas.

Isso porque, o Perdão é uma generosa atitude, mas não magoar o próximo é uma sublime ação.

Pois bem, iniciaremos as nossas reflexões destacando que o perdão revela uma generosa atitude, quando vivenciamos a prática de perdoar e de pedir perdão. Ambas atitudes, a de perdoar e a de pedir perdão, são fundamentais para o desenvolvimento da nossa espiritualidade, melhor dizendo, para a nossa emancipação espiritual.

Mas se existe a necessidade de perdoar e/ou de pedir perdão é porque em algum momento cometemos algo que não confere com os princípios de amor ao próximo, de boa convivência, de resignação, de paciência, enfim, fizemos alguma coisa que se distancia dos ensinamentos de Jesus Cristo: magoamos ou fomos magoados.

Percebem?! O exercício do perdão revela que ainda estamos em processo de aprimoramento, que ainda vivemos provações, e, que precisamos ficar alertas, para as provocações do dia-a-dia. Isso significa que precisamos cuidar dos nossos pensamentos e sentimentos, bem como, das nossas palavras e das nossas ações.

Mas, se existe a necessidade de vivenciarmos a experiência de perdoar e/ou de sermos perdoados, é porque ainda somos aprendizes do bem viver.

A prática do perdão exige que tenhamos sublimes pensamentos - não pensar mal da pessoa a quem estamos perdoando, sábias palavras - não falar mal (não fazer fofocas), de quem precisamos perdoar e generosas ações - não recusar ajuda a quem por ventura nos magoou.

Nesse processo de perdoar e de pedir perdão se faz necessário romper com os sentimentos de mágoas, rancor, vingança, orgulho, dentre outros que destroem o desejo de exercitar a prática do perdão.

No entanto, conforme já falamos anteriormente, mais do que perdoar e ser perdoado é fundamental não magoar o próximo. Se pedir perdão é uma generosa atitude, evitar machucar as pessoas com as quais convivemos é uma sublime ação, de modo que evitar o cultivo da mágoa quando somos provocados é um ato de sabedoria.

Reafirmando: Pedir perdão é lindo, mas evitar machucar é mais lindo ainda.

Então... Com base nessas reflexões hoje vamos meditar, fazendo o exercício de inspirar o sentimento de perdão e de expirar o sentimento de mágoa.

Escolha um lugar confortável, coloque uma música de meditação, e, também um copo de água.

Feche os olhos, relaxe os braços, as pernas, sintonize-se com o Divino. Pense no Amor, Gratidão, Alegria e Paz. Imagine uma Luz Divina emanando de Boas Energias transbordando todo o seu ser.

Inspire bem devagar enchendo o corpo de ar, de modo que vá percorrendo todas as células... Expire limpando o seu interior.

Inspire desejos de perdoar e de ser perdoado. Lentamente inspire pelo nariz (sempre pelo nariz). Encha o abdome de bons sentimentos e de sublimes pensamentos em relação às pessoas que precisa perdoar e que precisa pedir perdão.

Encha seu corpo de coragem! Inspire o ar da perseverança... dos pensamentos positivos, em prol da prática do perdão.

Segure o ar inspirado e devagar vai soltando também pelo nariz, de modo que possa expirar e lançar pra fora todos os sentimentos de mágoas, inspire perdão e expire o rancor, inspire perdão e expire a inveja, inspire perdão e expire o orgulho, inspire perdão e expire a vingança, inspire perdão e expire tudo que está impedindo a prática do perdão.

Vamos inspirar a força necessária para não magoar ninguém, nem a nós mesmos. Vamos cautelosamente expirar todos os sentimentos que evocam a mágoa.

Essa meditação deve ser feita ao acordar e antes de dormir.
Quando meditamos ao acordar limpamos a nossa energia, nos preparamos para a jornada que vamos viver ao longo do dia. Assim, podemos viver melhor.

Quando meditamos antes de dormir, purificamos o nosso ser, e, assim ao longo do repouso nos reconfortamos e recebemos boas orientações sobre a importância da boa convivência que precisamos viver no outro dia.

Meditar é importante, mas vivenciar na prática atitudes de perdão é fundamental. Por isso, precisamos meditar e praticar o que desejamos.

Sugerimos que faça esse exercício ao longo do dia. Podemos exercitar a referida prática, entrando em contato com as pessoas que estão no foco dessa reflexão. Vamos perdoar e pedir perdão.

O exercício da meditação e da prática do perdão purifica a alma, desintoxica o corpo e eleva-nos ao mundo da luz divina, refletindo a paz.

O Perdão Salva!
Amor, Gratidão, Alegria e Paz

Ana Maria Louzada
Por Inspiração Divina

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ATIVIDADE 5.1 – DINÂMICA DA MISERICÓRDIA

ATIVIDADE 1.1 - CANTEIRO DO PERDÃO: DINÂMICA DA PEDRA (2)

REFLEXÕES DIÁRIAS 2022: DOZE CONSTATAÇÕES EVOLUTIVAS de Joana de Ângelis