Uma mente caridosa pratica a benevolência para além do discurso



Na Série Meditação, temos como propósito refletir sobre a importância da nossa emancipação espiritual, por meio das ações cotidianas que nos ajudam a viver a plenitude do amor ao próximo.

Sendo assim, no Capítulo VII, falamos da importância de cultivarmos a benevolência e rompermos com a maldade.

Com base em tais reflexões, destacamos nesse post a necessidade de cultivarmos uma mente caridosa que supera o discurso, isto é, que coloque em prática as ações de caridade.

Por isso, destacamos as ações que militam em prol do outro, que além de ajudar o próximo em suas necessidades básicas, transformam essa ajuda em luta por melhores condições de vida.

Isso porque, uma mente caridosa, milita em prol das causas sociais, sempre com o cuidado de chamar atenção das autoridades para as reais necessidades dos nossos irmãos e das nossas irmãs, de modo que o foco dos projetos e programas tanto da esfera pública quanto da privada é a importância de cuidar e de proteger as pessoas.

Estamos falando de uma militância caridosa,  que se ancora em premissas de amor, que se compadecem das pessoas que por algum motivo estão vivendo em locais insalubres; que estão desempregadas e/ou que passam fome e frio. Estamos falando de ajudar as pessoas que precisam ser acolhidas e cuidadas.

  • Sabemos que estamos nesse planeta terreno por motivos de provação e/ou de expiação, cuja experiência de falta de melhores condições de vida, constitui meios de emancipação espiritual.
  • Mas, sabemos também, que essas experiências revelam instrumentos desafiadores para quem vive o outro lado das experiências terrenas: em casa luxuosas, com fartura de comidas e roupas, etc.

Tanto no plano terreno como no espiritual precisamos ficar atentos(as) ao sentido pleno da nossa militância. Precisamos tomar cuidado com as ideias materialistas e individualistas que nos desviam da militância solidária - a humanidade precisa de militâncias benevolentes. Não é mesmo?

Pois bem, estamos falando de uma militância que prima pelo bem-estar da humanidade, de uma militância solidária, que precisa ser praticada nos diferentes tempos espaços de interação entre os humanos, por meio de ações mais humanizadas. Ações que emanam de espíritos coletivos, isto é, de almas que primam pela coletividade - pelo bem-estar de todas as pessoas.

Essas ações podem ser concretizadas de diferentes modos, desde a luta por políticas públicas que consideram as reais necessidades das pessoas, como, por atos voluntários, que vão ao socorro das pessoas.

  • Ações voluntárias, que em nosso entender também constitui uma militância política, dada a sua intenção de melhorar a vida humana: uma política humanizada.

Essas ações precisam ser vivenciadas nos diferentes espaços tempos em que vivemos, dentre os quais, a família - o nosso lar; a comunidade – as pessoas com as quais convivemos e o mundo – a humanidade inteira.

Por isso, precisamos considerar esses espaços tempos, um lócus importantíssimo de políticas humanizadas, que primam pelo bem-estar de todas as pessoas indistintamente.

Daí que, no bojo das práticas solidárias, necessário se faz incluir as ações cotidianas da e na qual se concretizam as relações humanas num processo de aperfeiçoamento do sentido de caridade na família, na comunidade e no mundo, compreendendo a família no sentido de humanidade, uma vez que somos irmãos e irmãs em Cristo.

Sendo assim, o sentido de caridade na família, precisa ultrapassar a ideia que restringe a família ao mundo restrito dos parentes biológicos, sem perder de vista que o sentido de caridade na família inicia-se no tempo espaço privado do nosso lar, dos parentes biológicos. 

O nosso Lar é o nosso ponto de partida e a nossa Família Divina é o nosso ponto de chegada. A nossa Família Divina é composta por pessoas com as quais convivemos em nossa comunidade: grupos de convivência nos templos religiosos, nas escolas, nas quadras de esportes, nas pracinhas, dentre outros espaços de interação humana.

Assim estaremos praticando a benevolência para além do discurso. Estaremos vivenciando uma militância solidária, onde a caridade em seu sentido pleno é concretizada. 

Quando a caridade se concretiza o mundo se harmoniza. Sabe por quê?

Porque, as práticas solidárias objetivadas em nosso cotidiano com a finalidade de promover o bem-estar da humanidade ultrapassa a ideia de fazer o bem pra ganhar pontos com Deus.

A principal meta de uma mente caridosa é promover a emancipação humana e espiritual. E para tanto, rompe com o propósito de ajudar em seu próprio benefício, e ainda, extingue os sentimentos que impedem o bem-fazer e o bem-querer.

Uma mente caridosa pratica a benevolência para além do discurso. Faz tudo pra ver o outro feliz, porque seu desejo maior é a felicidade da humanidade. 

Ana Maria Louzada | Por Inspiração Divina
Amor, Gratidão, Alegria e Paz

Leia também
SÉRIE MEDITAÇÃO | Inspirando a Benevolência e Expirando a Maldade

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ATIVIDADE 5.1 – DINÂMICA DA MISERICÓRDIA

REFLEXÕES DIÁRIAS 2022: DOZE CONSTATAÇÕES EVOLUTIVAS de Joana de Ângelis

ATIVIDADE 9.1 – DINÂMICA DA ALEGRIA